Entenda quais são as principais diferenças entre métricas e KPIs, e quais delas são importantes acompanhar em SEO.
Muito mais importante do que apenas entender quais são as métricas de SEO é saber lidar com as análises realizadas, confira tudo isso durante o conteúdo!
Métricas são medidas quantificáveis utilizadas para avaliar e analisar um resultado, processo, ação ou estratégia. São medidas de desempenho que um analista irá acompanhar para entender o que deu resultado (ou não) na sua implementação ou trabalho.
As métricas são indispensáveis para um trabalho de marketing como um todo, pois, através delas que você vai acompanhar o andamento de uma campanha, comparar resultados, identificar tendências e até mesmo fazer você tomar decisões corretas.
Antes de entrarmos no assunto métricas de SEO, você precisará entender as diferenças entre Métricas e KPIs:
KPIs e métricas são indicadores, porém a diferença entre eles é que os KPIs são criados a partir das métricas. Um dá continuidade ao outro, enquanto as métricas são informações sobre uma ação, os KPIs são os resultados de alguma ação.
Agora que já entendemos o que são métricas, podemos ir direto ao ponto. Em SEO costumamos utilizar diversas ferramentas para analisar as métricas, a mais comum é o Google analytics, dentro dele separamos as principais métricas em 3 pilares, sendo eles: Métricas de conversão, comportamento e de aquisição (tráfego), todas sendo “orgânicas”.
As métricas de aquisição medem o tráfego para o site e diz como o site conquista visitantes, como por exemplo: sessões, usuários e novos usuários.
Segundo Google, a sessão é um grupo de interações de usuários com seu site que ocorrem em um determinado período. Por exemplo, uma única sessão pode conter várias exibições de página, eventos, interações sociais
É considerado Novo Usuário aquele que teve apenas uma sessão no período analisado. É considerado Recorrente aquele usuário que teve mais de uma sessão dentro ou fora do período analisado.
São utilizadores que iniciaram pelo menos uma sessão durante um período de tempo.
Podemos separar as métricas de conversão em dois pilares, métricas para uma loja virtual ou para um site/blog focados em geração de leads.
Nas lojas virtuais as métricas de conversão de SEO mais comuns são:
A taxa de conversão é o cálculo da porcentagem de sessões que resultaram numa transação.
Já as transações são os números totais de compra concluídas no seu site.
A receita nada mais nada menos é o total de rendimento proveniente de todas as transações.
Todas as métricas mencionadas acima são importantes acompanhar caso o seu site seja um e-commerce.
Em sites ou blogs você precisa definir qual será a conversão, entre eles os mais comuns em SEO são:
Assinatura de Newsletter;
Downloads de materiais gratuitos (e-books, planilhas, podcasts, etc.);
Inscrições (eventos);
Formulários de teste grátis do produto ou serviço.
Ou seja, tudo que torna os visitantes em leads.
Analisando os pontos citados acima, você certamente entende como as páginas de contato ou materiais gratuitos são importantes para um site.
As métricas de comportamento devem ser analisadas com cautela, pois elas são essenciais para entender o comportamento do seu cliente quando visita o seu site.
A taxa de rejeição é a métrica mais importante para analisar o comportamento em seu site. Segundo o Google é a percentagem de sessões de página única nas quais não existiu interação com a página.
Segundo o Google é a média de páginas visitadas correspondente ao número médio de páginas visualizadas durante uma sessão.
Como o próprio nome indica, é a duração média de uma sessão.
Até agora você entendeu quais são as principais métricas que analisamos em um projeto de SEO, que tal saber um pouquinho sobre as ferramentas utilizadas para analisar essas e outras métricas?
Separamos algumas ferramentas que podem te ajudar com isso, confira:
O Google Analytics é uma ferramenta gratuita criada pelo Google para monitorar e coletar dados de acessos, comportamento e navegação em sites por meio de códigos de rastreamento.
Dentro da ferramenta você consegue encontrar dados orgânicos (SEO) com formato de relatório. Todas as métricas mencionadas nos tópicos anteriores é possível encontrar dentro do Google Analytics.
O SEMrush é uma ferramenta paga que fornece vários dados extremamente relevantes para análises de SEO.
Dentro da ferramenta é possível analisar e pesquisar palavras-chave, análise global do seu site e a análise da concorrência.
Uma das métricas mais importantes para acompanhar em SEO é a palavra-chave. Não citamos anteriormente mas sem dúvidas não podemos deixar de analisar, pois é um indicador importantíssimo em relação ao crescimento orgânico de um site.
O Google Search Console é um serviço gratuito oferecido pelo Google que ajuda você a monitorar, manter e resolver problemas da presença do seu site nos resultados da Pesquisa Google.
Dentro do GSC podemos encontrar métricas de SEO tão importantes quanto a de sessões e novos usuários, como por exemplo: cliques e impressões e CTR.
Como o próprio nome já indica, são cliques que os visitantes realizam na SERP (página de resultados do Google)
É o número de vezes que um resultado do seu site apareceu na SERP.
É a taxa de cliques, ou seja, é o número de cliques recebidos na SERP dividido pelo número de impressões. Por exemplo, se você tivesse 3 cliques e 30 impressões, sua CTR seria de 10.
O Pagespeed Insights calcula uma métrica super importante para SEO, o tempo de carregamento de página, é necessário ficar de olho.
Isso porque, muitas vezes, pode equivaler a uma porta fechada para visitantes que chegam via tráfego orgânico.
O tempo de carregamento da página começou a ser vista com outros olhos pelo Google, então é importante manter as notas boas. Vale ressaltar que essa métrica pode estar ligada diretamente com a taxa de rejeição.
É muito importante um profissional entender todas essas métricas, mas o que realmente diferencia um profissional de um profissional bom são os insights sobre as análises realizadas.
Por exemplo, se seu site está gerando milhares de sessões mas não está convertendo, algo está errado, não? Então fique atento e não se contente apenas com dados relacionados ao tráfego. Eles são importantes porém todas as métricas devem estar alinhadas com o objetivo do projeto.
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