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Guia para utilizar o Google Analytics em seu site

Quer aprender como utilizar o Google Analytics em seu site, mas está com dúvidas? Conheça nosso guia e aprenda sem erros!

Está procurando utilizar o Google Analytics para te ajudar no crescimento do seu site, mas ainda tem dúvidas de como funciona?

Fique tranquilo que neste guia, vamos trazer tudo sobre a ferramenta, sobre suas principais funcionalidades e vários detalhes que fazem a diferença.

Por isso, continue a leitura deste guia e veja os conceitos e métricas que são utilizadas no Google Analytics. Confira!

O que é o Google Analytics?

O Google Analytics é uma ferramenta gratuita da Google que permite o monitoramento de Marketing Digital. 

A ferramenta foi criada em 2005 e, desde então, está em constante evolução. Atualmente, ela se encontra na quarta geração e se chama GA4.

Para que serve essa ferramenta?

Tendo como principal função a coleta de dados de acesso, o comportamento e a navegação em sites e aplicativos, o GA4 auxilia na otimização de páginas, ao fazer testes.

Além de auxiliar na hora de tomar decisões, como as estratégias de marketing que devem ser utilizadas.

Tudo isso ocorre através de códigos de rastreamento que organizam todas essas informações em relatórios repletos de dados de tráfego.

Como instalar e criar conta no Google Analytics

Quando o usuário utiliza o Google Analytics, ele consegue coletar dados através de um código javascript que somente ele ou pessoas autorizadas podem acessar.

Para instalar esse código e utilizá-lo é bastante simples, basta copiá-lo e inserir no corpo do site.

Para as pessoas que utilizam o WordPress, o processo é mais fácil que o citado anteriormente. Neste caso, basta utilizar um plugin e, para configurar, é preciso informar o seu ID ou Código de Acompanhamento (UA).

Importante: o plugin a ser utilizado pode ser o MonsterInsights ou o Google Analyticator.

Criar uma conta no Google Analytics

Chegou o momento de criar uma conta Google Analytics, o primeiro passo é ter uma conta Google.

Atenção: Recomenda-se que o e-mail utilizado seja um que você sempre olhe, pois irá receber notificações e é necessário conferi-las.

Em seguida, você deve entrar no site:  https://analytics.google.com utilizando sua conta Google e seguir as orientações.

Será preciso especificar se você está criando uma conta de monitoramento de um Website ou um Aplicativo para dispositivos móveis.

Após seguir as instruções da criação da conta do Google Analytics, você também precisará criar um nome para a sua conta, além de especificar a URL do seu site e o setor de atuação.

No final, você deverá aceitar os termos de serviços para então receber a tag de site global, a gatg.

Essa tag é a responsável por fazer a ligação entre seu site e o Google Analytics, além de enviar os dados de monitoramento da ferramenta. 

Instalar a tag de acompanhamento em seu site

É importante saber que existem, basicamente, 2 formas de instalar a tag de acompanhamento do Google Analytics em seu site.

A primeira delas é adicionando a tag diretamente na seção “head” em todas as páginas de seu site.

Nesse método, ainda existe uma desvantagem, já que é preciso enviar alguns parâmetros para a criação de metas na plataforma.

A segunda forma de instalar a tag é através do Google Tag Manager, uma ferramenta que auxilia no gerenciamento de tags, na criação de eventos e metas para seu site.

Após escolher o método que será utilizado, chegou a hora de adicionar o Código de Acompanhamento em todas as páginas de seu site.

Verifique se a tag foi instalada corretamente

No próximo passo, você deverá verificar se a tag foi configurada da maneira correta. É preciso testar a gtag para saber se ela está funcionando corretamente.

Para fazer a verificação, você pode – e deve – utilizar o Google Tag Assistant, uma extensão do Google Chrome que lhe ajudará nesse momento.

Essa extensão é muito prática  e simples de usar. Comece clicando no ícone para habilitá-la. Agora, aguarde a página carregar, nesse momento, as tags ativas em seu site e que estão funcionando corretamente aparecerão.

Atenção: Se houver algum erro, ele também aparecerá.

Como configurar a propriedade e gerenciar os usuários

Depois de verificar se a tag de acompanhamento foi instalada corretamente, é o momento de configurar a propriedade.e gerenciar os usuários, veja mais:

Conta

Toda a organização do seu site, começa pela Conta. É neste momento que o Google Analytics mostra todo o seu potencial de gerenciamento.

Cada usuário do Google pode gerenciar até 100 contas diferentes e, cada conta, pode:

  • gerenciar usuários;
  • definir condições de política de privacidade e;
  • criar propriedades.

Propriedades

Nas propriedades, você encontrará o seu Código de Acompanhamento, também poderá definir sua URL e os padrões de coletas de dados, como:

  • duração da sessão;
  • criação de dimensões personalizadas e;
  • vínculo com outros serviços do Google.

Importante: Cada conta Google Analytics pode ter até 50 propriedades, portanto, terá, no máximo, 50 Códigos de Acompanhamento para monitoramento de cada conta.

Normalmente, cria-se uma propriedade para monitoramento do site principal, outra para monitorar o blog e mais uma para calcular o comportamento dos usuários dentro da plataforma.

Vistas de propriedades

O primeiro passo é clicar em “Administrador”, em seguida, “Configurações da vista da propriedade”.

A “vista da propriedade” ajuda você a decidir quais informações da propriedade você verá, de acordo com a segmentação.

É possível aplicar filtros para ver somente os dados de uma parte do site, ou retirá-los e verá todos os dados do domínio.

Importante: Especialistas no GA indicam que não devemos utilizar filtros, a fim de ver todos os dados do site. Desta forma, você garante a integridade dos dados e sempre terá um parâmetro para comparar.

Ainda dentro das configurações da vista da propriedade, é possível criar os filtros que desejar, além de alterar informações do site, como: país, território, moeda local e várias outras.

Também é importante ativar o acompanhamento de pesquisa em seu site, assim, você terá acesso às pesquisas feitas pelos usuários em seu site.

Outra configuração que não pode ser esquecida é a permissão para que os usuários possam visualizar os dados do site, basta escolher o nível de acesso que deseja liberar, seja na Conta, Propriedade e/ou Vista.

Quais são as principais métricas do Google Analytics?

Para utilizar o Google Analytics, é preciso compreender as métricas que são apresentadas nos relatórios.

Por isso, vamos conhecer as principais métricas do GA:

Leia mais: Conheça as principais métricas de SEO para acompanhar de perto

Sessões

As sessões é o número total de visitas que seu site recebeu em um determinado período de tempo. 

Importante: Elas também podem ser chamadas de visitas e a configuração básica sempre mostra a variação de 30 dias. 

Nas métricas oriundas das Sessões, encontramos a variação da sua audiência, quantas pessoas estão acessando seu site e qual o tráfego total que ele obtém.

Esse acompanhamento é muito importante para que você saiba o alcance do seu site, pois é possível saber quantas pessoas você está atingindo e quanto o seu conteúdo está sendo visitado.

Novos usuários

Os novos usuários é a métrica que reflete o número de pessoas que visitaram seu site somente uma vez, em um determinado período de tempo.

Atenção: Assim como nas sessões, o período de configuração básica é de 30 dias.

A importância desta métrica é para saber quão fiel é o seu público, já que você busca que ele retorne sempre em busca de novos conteúdos.

Taxa de rejeição

A Taxa de Rejeição ou Bounce Rate é a porcentagem de usuários que visualizaram apenas uma página em seu site.

Importante: Ter uma taxa de rejeição alta não é um problema, já que o usuário pode ter vindo através de um anúncio ou uma pesquisa específica.

Mas é sempre importante trabalhar para que esses novos usuários que visitaram uma página continuem a procurar por outros conteúdos dentro de seu site. 

Principais funções do Google Analytics

Agora, chegou o momento de conhecer as principais funções do Google Analytics, você poderá encontrá-las na página inicial do GA. Confira:

Tempo real

Uma das principais funções é que todo o monitoramento é feito em tempo real. Os dados são todos coletados e repassados em tempo real, assim como:

  • as origens dos acessos;
  • as conversões e as outras métricas.

Público-alvo

Outra função que o GA apresenta é sobre o público-alvo, a ferramenta reúne informações sobre o tráfego e navegação, como:

  • número de sessões;
  • visualizações;
  • taxa de rejeição e outras informações.

Aquisição

Aqui, vemos dados relacionados à aquisição de usuários por meio das campanhas, tráfego orgânico, redes sociais e outros.

Comportamento

Nesta função, você encontrará os relatórios de comportamento, como:

  • número de sessões;
  • tempo de permanência;
  • desempenho de conteúdos;
  • velocidade das páginas.

Conversão

Nesta função, nós encontramos os relatórios de metas que foram definidas anteriormente, além das conversões em e-commerce e os funis multicanal.

Leia mais: Como aumentar o CTR (taxa de cliques) orgânico em seu site

Entendendo um pouco sobre os principais canais do G.A

É muito importante saber como um usuário chegou até seu site, afinal, é determinante para entender sua presença digital.

O Google Analytics é um grande parceiro na hora de registrar as informações dos usuários e os canais de origem deles. Conheça quais são os principais canais do GA.

Em tradução ao pé da letra, temos: pesquisa orgânica e os principais canais de pesquisa conhecidos são:

  • Google;
  • Bing;
  • Yahoo!.

Paid Media

Quando traduzimos, encontramos: Mídia Paga, que é exatamente isso que você está pensando. Todo usuário que chegar pelo Paid Media vem através de um link patrocinado do Google Adwords.

Direct

Este canal é registrado quando a URL do seu site é acessada diretamente do navegador.

Referral

Em tradução literal, temos “referência” e, todas as vezes que os usuários venham de sites externos que possuam um link para o seu site, eles são registrados como Referral.

Social

Por fim, o mais utilizado na atualidade, usuários que vem das redes sociais, como:

  • Instagram;
  • Facebook;
  • LinkedIn.

Além desses canais, ainda temos o Email, o Display e o Outros, que são todos aqueles que não pertencem a nenhum canal padrão.

Por que é importante utilizar o Google Analytics?

Considerado peça fundamental no monitoramento dos sites, o Google Analytics é responsável por ajudar a guiar os passos dentro do seu domínio.

Claro que existem outras ferramentas que podem auxiliar na hora de monitorar e analisar os dados do seu site, mas pense um pouco e responda: Quem melhor que o Google para dar informações sobre a otimização de sites?

Isso porque não comentamos que o GA é uma ferramenta gratuita, que não atrás daquelas pagas, tem uma interface de simples compreensão e, ainda, se integra facilmente a outros produtos, além de possuir uma grande capacidade de processamento de dados.

Quer saber mais benefícios do Google Analytics? Confira a seguir!

Saber a origem do seu tráfego

Todo mundo que tem um site, sabe que é essencial conhecer a origem de seu tráfego, principalmente para que possamos direcionar melhor as estratégias de Marketing que serão utilizadas.

Além de saber de qual canal veio o usuário, o GA também oferece o tipo de dispositivo utilizado pelos seus usuários.

Essa informação é muito importante para definir melhorias no design e na navegação.

Conhecer o perfil dos seus usuários

Outro fator importante do Google Analytics é podermos conhecer o perfil dos usuários, no mundo do Marketing, nos referimos a esse perfil como persona e ela traz características predominantes em determinado nicho de usuários.

É por meio dos dados coletados pelo GA que conseguimos construir parâmetros para oferecer conteúdos aprimorados para nosso público.

Ainda é possível segmentar o público através dos seguintes dados:

  • idade;
  • localização;
  • idioma;
  • sexo;
  • e até mesmo seus interesses.

Desta forma, é possível conhecer melhor e definir como deve atrair os usuários do seu site.

Descobrir os canais que mais convertem

Outra função que o Google Analytics apresenta e faz com que todos nós possamos entender sua importância é conhecer quais os canais que mais convertem.

Em outras palavras, é possível explorar os canais e entender melhor o seu público. O GA ainda disponibiliza mecanismos para teste A/B que ajudam na hora de coletar novos dados.

Identificar os conteúdos com melhor desempenho

Ainda seguindo no rumo de conhecer o público e o que ele consome, o Google Analytics fornece dados a fim de identificar melhor os conteúdos que mais são buscados, ou seja, que tenham melhor desempenho.

Os parâmetros utilizados são:

  • tráfego;
  • permanência;
  • conversão e outros.

Leia mais: Google Web stories: o que são e como usar em seu site?

Qual a diferença entre Google analytics e Google tag manager?

O Google Analytics e o Google Tag Manager são duas ferramentas da Google que auxiliam no monitoramento de sites.

A inserção de Tags do Google Analytics era feita manualmente, até o surgimento do Google Tag Manager, ou seja, atualmente, ela facilita o trabalho dentro do GA.

Mas diferente do que muitas pessoas podem pensar, essas ferramentas são amigas e andam lado a lado na busca por um melhor monitoramento de sites.

Vale reforçar que o GA é a ferramenta que ajuda a analisar os dados do site, enquanto o GTM é a ferramenta de tags, que envia estes dados para o monitoramento.

O que é o Google Analytics 360?

O Google Analytics é muito bom, mas a modalidade gratuita não é capaz de suprir todas as necessidades das maiores empresas, que precisam de integração de dados e melhoria nas coletas desses dados.

O GA 360 é uma versão melhorada, e paga, do GA, que anteriormente se chamava Google Analytics Premium.

O GA 360 foi lançado, principalmente, para aquelas empresas que ultrapassam a quantidade de hits mensais.

Na versão paga, o acesso é limitado a 10 milhões de hits por mês, abrangendo em sua totalidade, as ações da ferramenta, tais como:

  • velocidade;
  • eventos;
  • redes sociais;
  • exibições de tela e página;
  • transações de e-commerce.

Importante: Vale lembrar que os hits são as interações feitas pelos usuários em seu site. Todas as vezes que um usuário acessa uma página com o Código de Acompanhamento, é gerado um novo hit.

Valores e benefícios do Google Analytics 360

Os valores do Google Analytics 360 variam de acordo com o consumo de hits que a conta gerou, que podem chegar a 5 bilhões em um mês.

Veja os valores a seguir:

  • até 500 milhões de hits: R$ 21 mil;
  • até 1 bilhões de hits: R$ 28 mil;
  • até 2 bilhões de hits: R$ 40 mil;
  • até 5 bilhões de hits: R$ 80 mil.

Sobre os benefícios, o primeiro e principal deles é o fato de não haver limitações nos hits do site.

A versão gratuita pode existir um “atraso” de até 12 horas entre a coleta e o tratamento dos dados, até eles serem atualizados. Na versão paga, esse tempo cai para minutos, podendo ter um atraso de, no máximo, 4 horas.

Outra vantagem do GA 360 é que ele analisa os dados de uma maneira mais completa, enquanto na versão gratuita, essa análise é feita por amostragem, na versão paga, os dados não são analisados por este método.

A exportação de dados também é considerada uma vantagem, já que na versão gratuita, são permitidas apenas a exportação de 50 mil linhas. Enquanto na versão paga, essa exportação de dados pode chegar a 3 milhões de linhas de dados obtidos.

Mais uma diferença que encontramos entre as versões paga e gratuita é na métrica e relatórios., na versão paga, você terá até 200 métricas personalizadas, enquanto na gratuita este número cai para apenas 10%, ou seja, 20 métricas.

E você também pode acumular relatórios de diversas propriedades, ampliando as opções de integração da plataforma.

Agora que você já conhece profundamente o que é o Google Analytics e sabe como ele pode ajudar no monitoramento de dados do seu site, pode começar a tomar decisões para aumentar seu tráfego.

Para saber mais sobre outras ferramentas e como melhorar o seu site, continue acompanhando nossos conteúdos e não perca nada!

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Eduardo Guerra

Eduardo é CEO da Cultura Digital Pro e também escreve conteúdos para pessoas que se interessam por SEO, direitos trabalhistas, imposto de renda e outros assuntos.

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