Você sabia que existem gerador de títulos para SEO? Continue lendo este artigo e veja como eles funcionam e a maneira correta de usá-los em sua estratégia de marketing de conteúdo.
Saiba como um título bem produzido pode fazer uma grande diferença em toda a performance da sua estratégia de SEO para conteúdo.
Afinal, o que é SEO?
SEO é a sigla para Search Engine Optimization, de maneira resumida, são as otimizações realizadas para os mecanismos de buscas.
Na prática, são melhorias nos sites e conteúdos que vão deixar o resultado mais alinhado com os requisitos que os algoritmos do Google e demais buscadores usam para determinar o ranqueamento dos resultados nas páginas de busca.
Qual a importância do SEO para os títulos de um site?
Muitas empresas investem em SEO, seja contratando agências especializadas ou montando um time interno para criar conteúdos otimizados para os mecanismos de busca e também atendendo às necessidades e intenção de busca dos usuários.
Quem vivencia dentro do mundo de SEO, sabe que as palavras-chave mais importantes para um negócio serão mais difíceis de conquistar as primeiras posições.
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Nesse sentido, um título bem trabalhado com técnicas de SEO, usando gatilhos mentais e palavras-chave estratégicas, pode ser crucial para conquistar mais cliques em seu conteúdo.
Como fazer um bom SEO para título?
Para criar um título deve ser considerados muitos fatores, entre eles, fazer uma análise de SERP, uma pequisa de palavra-chave, utilizar a quantidade de caracteres recomendado e também pensar no usuário que está preste a clicar em seu conteúdo.
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Alinhando esses 4 pilares com certeza o título da sua página ou artigo lhhe trará excelentes resultados.
Pesquisa de palavras-chave
A palavra-chave principal do conteúdo, idealmente, deve estar no título, seja ela curta ou long-tail.
Muitos dizem que a palavra-chave principal deve estar mais na esquerda possível, porém caso a análise de SERP nos mostre outra coisa, não se deve reiventar a roda.
Tamanho recomendável para SEO title
SEO Title é aquele planejado para aparecer na página de resultados quando um usuário realiza a pesquisa de algum termo.
Considerando a experiência dele, buscadores como o Google costumam reduzir aqueles muito grandes. Assim, a recomendação segundo alguns estudos realizado pela Cultura Digital Pro:
- Title para páginas de produto: entre 35 e 45 caracteres sem a “assinatura da marca”;
- Title para artigos de blog no formato evergreen: entre 50 a 60 caracteres;
- Title para notícias (portais de notícias): entre 60 a 75 caracteres.
Análise de SERP (Página de resultados do mecanismo de pesquisa)
Para fazer um bom título é necessário saber o padrão que os sites que estão ranqueando para aquela palavra-chave estão seguindo.
Então ao encontrar uma palavra-chave, abra uma guia anônima em seu navegador e pesquise ela em seu buscador e veja o padrão seguido pelos concorrentes.
Utilize termos atrativos para chamar a atenção do usuário
Criar senso de exclusividade, necessidade ou urgência com palavras-chave que geram curiosidade pode ser uma ótima forma de atrair cliques. Um bom gerador de títulos SEO costuma usar esse tipo de estratégia.
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Outra boa prática é trabalhar termos como o ano corrente para listas, que tragam o entendimento de ganho e que valorizem atributos do seu produto ou serviço (ex: gratuito, exclusivo para assinantes).
Gerador de títulos de SEO: o que é e como usar?
Criar um título otimizado para SEO requer a análise de concorrentes na página de resultados, o que os geradores de títulos de SEO não fornecem.
No entanto, pode fornecer informações interessantes. Outro ponto é que muitos deles estão em inglês e estão mais propensos a criar nomes de sites ou blogs, que tradicionalmente são ainda mais curtos que títulos de conteúdo, por exemplo.
Portanto, em alguns casos, são necessários ajustes. Dito isso, vale a pena usar quando há a intenção de criar algo diferente da concorrência, quando uma ideia foi formada, mas a criatividade é reduzida, ou quando o brainstorming seria o melhor modelo.
5 melhores geradores de títulos
Separamos para você os 5 melhores geradores de títulos para SEO:
HubSpot
O Hubspot é uma das principais ferramentas de marketing digital do mercado. Além de fornecer uma solução para sugerir títulos para seu conteúdo, ele também fornece dicas de tópicos para suas postagens.
Ferramenta Zyro
O Zyro é em português, e para criar um título de SEO, você precisa indicar a área onde seu site está localizado. Após o processamento das informações, alguns resultados serão exibidos na próxima página em inglês ou português. Além disso, algumas recomendações podem ser mais textuais e exigir curadoria especial.
Blog Ideas Generator
O Blog Ideas Generator é da Topic, e apesar de estar em inglês, seu layout não é complicado. Basta incluir seu tema de conteúdo na primeira página do gerador.
SEO Pressor
O SEO Pressor também está em inglês, mas como o título é mais curto, pode ser traduzido sem grandes problemas.
WebPeak
A ferramenta WebPeak é gratuita e pode ser usada para criar title e meta description, que é outro elemento do conteúdo que pode ser usado para otimizações, já que também aparece no resultado da busca.
Ela é bem simples de usar, bastando colocar a palavra-chave e o seu tipo de negócio.
O gerador será mais assertivo que um profissional de SEO?
A resposta com certeza é não!
Os geradores de títulos de SEO podem ajudar na estratégia e se concentrar nos algoritmos dos mecanismos de pesquisa que determinam a classificação.
Mas isso não deve ser a única coisa a ter em mente ao nomear o conteúdo do seu blog. A comunicação eficaz com os leitores e sua intenção de pesquisa é fundamental.
Portanto, use essas ferramentas para realizar análises assertivas e também para acelerar o processo criativo, mas sempre focando nas dores e necessidades do usuário.
Considere o que eles estão realmente procurando ao realizar pesquisas. Em seguida, use essas informações para otimizar seu conteúdo e títulos.