As páginas de resultados de pesquisa do Google estão se tornando mais diversificadas e interativas, o que torna qualquer estudo de cliques muito menos confiável, porque não há dois conjuntos de resultados de pesquisa iguais.
Mas é possível ter controle sobre o conteúdo que é representado na pesquisa? Acontece que eles têm algumas opções quando se trata de otimizar seus snippets de pesquisa, veja ao decorrer do conteúdo.
Não é novidade o quanto a página de resultados Google mudou ao longo dos anos, mas, em essência, todos os elementos principais ainda estão lá:
Conforme mencionado anteriormente, conseguimos notar que os principais atributos ainda são relevantes para os usuários, confira a SERP em 1998:
Atualmente a página de resultados possui uma diversidade muito maior em relação a 1998, confira um exemplo de resultado com “Perguntas frequentes”:
A partir disso, veja quanto você pode “controlar” esses elementos padrão do seu snippet na página de resultados:
Abaixo, estão listados alguns elementos que pode ajudar a melhorar o CTR orgânico do seu site.
OBS: não estão listados em ordem de importância.
O Google costumava confiar no título da página para gerar o título do snippet de pesquisa, mas recentemente isso mudou, agora o título pode ser algum tópico do seu conteúdo.
Porém, ainda é recomendável otimizar seu título para incluir palavras-chave e atrair mais cliques.
O Google usará o favicon do seu site ao decidir qual imagem mostrar ao lado do seu URL. Isso significa que você tem total controle sobre essa possibilidade do snippet de pesquisa.
O Google gera a descrição do snippet de pesquisa há anos sem usar a meta descrição associada. Recentemente alguns estudos mostram que o Google ignora as meta descrições em cerca de 70% dos casos.
Adquirindo conhecimento: Google Web stories: o que são e como usar em seu site?
Atualmente, o Google fará o possível para mostrar o caminho do URL significativo (quase como uma trilha de navegação) em vez de simplesmente o URL da página.
Para isso tenha em seu site breadcrumb ou URLs amigáveis.
Lembrando que a inserção de dados estruturados em suas páginas não garantirá que o Google irá apresentar esses resultados em sua SERP.
Porém, em diversos casos a inserção de dados estruturados e boas práticas faz com que seu CTR cresça de maneira orgânica.
Sua página não precisa ser FAQ para se qualificar para este rich snippet. Tudo o que você precisa fazer é responder a duas ou mais perguntas subsequentes em algum lugar dessa página para usar o código.
O esquema HowTo foi introduzido para o segmento “Faça você mesmo” como uma forma de apresentar trechos que incluem instruções passo a passo.
Hoje em dia, vejo rich snippets de instruções implementados para praticamente qualquer tutorial.
Na maioria das vezes, esses rich snippets aparecem apenas em dispositivos móveis, mas parecem ser muito comuns. Um rich snippet de vídeo inclui uma miniatura de vídeo.
As miniaturas de imagem são muito raras no desktop. No entanto, em dispositivos móveis, as imagens aparecem na maioria dos snippets de pesquisa.
Não há uma tática de otimização específica aqui, mas existem práticas recomendadas que podem ou não ajudar:
Os mini sitelinks são provavelmente o elemento mais imprevisível de um snippet de pesquisa. O Google pode escolher aleatoriamente links de navegação, tag ou links de categoria, etc.
Ao contrário dos sitelinks, que geralmente aparecem quando os usuários pesquisam de marca, os mini sitelinks podem ser gerados para praticamente qualquer resultado disponível.
Uma maneira de aumentar suas chances de que o Google mostre mini sitelinks em seu snippet de pesquisa é usar um índice na página (que é alimentado por links âncora HTML).
Veja mais: Conheça as principais métricas de SEO para acompanhar de perto
Se o seu conteúdo não for tão bom quanto o de seu concorrente, TALVEZ personalizando seus resultados você pode melhorar sua taxa de cliques orgânico.
Ou seja, você pode experimentar todos os tipos de maneiras de melhorar sua taxa de cliques orgânica sem investir mais em seus rankings, mesmo que a CTR orgânico seja muito mais difícil de prever hoje em dia.
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