POR: CULTURA DIGITAL PRO
cdpro explica
O vínculo entre empregado e empregador é uma relação de mão dupla. Por isso, assim como as empresas têm o direito de demitir um funcionário, o próprio trabalhador também pode buscar a rescisão do contrato.
Nesse caso, é necessário elaborar uma carta de demissão. Veja a seguir tudo que você precisa saber sobre a carta de demissão!
A carta de demissão é fundamental para garantir seus direitos trabalhistas, como o cumprimento ou indenização do aviso prévio.
Para que serve uma carta de demissão?
A carta de demissão é exigida quando o funcionário comunica o desligamento de forma unilateral ou pede demissão por acordo.
Quando a carta de demissão é necessária
Ao solicitar sua saída do emprego, é obrigatório que o funcionário entregue à empresa uma carta de demissão. Esta é a forma adequada de comprovar sua desvinculação da empresa, no caso de que eventualmente haja alguma questão pendente a ser resolvida na justiça.
A Carta de demissão é obrigatória?
Depende da situação. Mas vale destacar que como é um documento formal, procure ser objetivo e levar em consideração que essa carta ficará arquivada junto com o seu nome na empresa.
Qual o modelo ideal para fazer a carta de demissão?
Veja o conteúdo e os modelos para seguir com a carta de demissão!